Como funciona?

Como comprovar a cidadania polonesa e dar entrada no passaporte polonês?

Para obter o passaporte polonês primeiramente é necessário passar pelo processo de confirmação de sua cidadania polonesa.

primeiro passo do processo é saber se a pessoa realmente herdou o direito à cidadania polonesa, ou seja, se é elegível. A partir de uma pesquisa com os familiares já é possível descobrir ou considerar a hipótese de elegibilidade. Quando é comprovado que, de fato, que a pessoa é elegível, deverá haver documentos poloneses de seus ancestrais poloneses para comprovação.

Caso não encontre esses documentos, é possível buscá-los na Polônia ou em países vizinhos que já pertenceram à Polônia. Apesar de toda a destruição causada pelas guerras, boa parte do acervo documental foi preservado, de forma que há grandes chances de encontrar os documentos necessários em cartórios, Arquivos Nacionais e outras instituições polonesas. Sendo a pessoa elegível e com todos os documentos poloneses necessários em mãos, já é possível iniciar os trâmites legais diretamente na Polônia, por meio de escritórios de direito/despachantes, localizados na Polônia.

O processo de solicitação de cidadania polonesa tem o prazo estimado em torno de 5 meses, contudo, o prazo pode variar de caso para caso.

Em seguida, o novo cidadão polonês já pode comparecer ao Consulado ou Embaixada da Polônia para dar entrada em seu passaporte polonês. Este significa para muitos o rumo à qualidade de vida. Com livre acesso à União Europeia, só há benefícios para quem adquirir este direito.

EM QUE E COMO PODEMOS LHE AJUDAR?
Cuidamos de cada passo para que você consiga o passaporte polonês e a tão sonhada entrada para a União Europeia.

Para se ter a cidadania polonesa é importante que você entenda que, mais do que ter ascendência polonesa, é necessário ser elegível também. Você sabe o que isso significa?

Além de ter ascendência polonesa você precisa atender a alguns critérios básicos estipulados para que o governo conceda a sua documentação. E é exatamente aqui que nosso trabalho começa, afinal será que você é elegível?

Por meio de um formulário virtual respondido por você em poucos minutos avaliamos se você é elegível ou não para solicitar o passaporte polonês. A partir deste momento, analisamos seus documentos poloneses. Caso você não tenha documentos poloneses suficientes, será necessário fazer buscas nos cartórios, Arquivos e demais instituições polonesas, e eventualmente em Arquivos brasileiros.

Uma vez que não é possível solicitar a cidadania polonesa sem ter em mãos documentos comprobatórios, caso você não tenha todas as informações dos seus ancestrais, tanto para preencher o formulário quanto fazer as buscas necessárias para ter essa documentação exigida, podemos lhe orientar e indicar as melhores formas de descobrir mais sobre o passado!

Pode parecer algo simples, mas revirar o passado em busca de provas sobre sua ascendência nem sempre é. Sem a melhor orientação e indicação, é possível que você abandone sua busca pela cidadania polonesa, abandonando também todos os sonhos de ir para a Europa.

QUANTO TEMPO LEVA ESTE PROCESSO?
O processo de busca de documentação gira em torno de 3 a 4 meses, enquanto que o processo de confirmação de cidadania polonesa, tradução e transcrições gira em torno de 8 meses.

Estes prazos podem variar para mais ou para menos, de acordo com cada caso. Também não podemos prever mudanças nas Leis e outros casos particulares, além de possíveis atrasos nos trâmites internos do governo polonês (excesso de demanda, redução de pessoal etc.).

O prazo é relativamente curto, se comparado com o de outras cidadanias (algumas podem levar anos!). Ao se tentar fazer tudo por conta própria, levaria muito tempo, aprendendo os trâmites, além de ter de ir à Polônia - sabendo falar polonês. Além disso, nosso serviço custa muito menos que uma passagem de ida e volta à Polônia!

POR QUE TIRAR SEU PASSAPORTE POLONÊS?
Por fim, é importante mencionar que o passaporte polonês é a porta de entrada não apenas para a Polônia, mas também para toda a União Europeia. Seus filhos e netos poderão usufruir de todas vantagens de ser um cidadão europeu, como trafegar livremente por toda a União Europeia, ter isenção de visto de turista para os EUA e morar nos EUA como investidor.

Por isso, se você for descendente de polonês, não deixe para ir atrás de sua cidadania amanhã, aproveite para dar início a este processo agora mesmo! Conte comigo e com todos os demais profissionais que estão em Varsóvia prontos para lhe ajudar.

Entre em contato agora mesmo e dê o primeiro passo rumo à cidadania polonesa, uma decisão que beneficiará não só a você, mas também às próximas gerações de sua família. Faça um teste de elegibilidade agora mesmo para começar!

TOP
Open chat